quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Regresso


Olá a todos!

Depois de uma longa "hibernação", estou de volta. É que, para quem vive nestas partes do mundo, há que aproveitar o bom tempo e a natureza, antes da chegada de mais um Inverno violento. Isto traduz-se em muitos dias passados no jardim cá de casa, entre churrascos que nem sempre acabaram bem (como quando o Pedro, um dos meus roommates, "incinerou" o seu próprio pé e ficou um mês sem poder trabalhar) e tardes simplesmente ociosas, deitada na relva a ler, ouvir música, beber cidra. Ou então, longos passeios pela floresta, sempre tão perto. De qualquer forma, optei por passar o mínimo de tempo por casa e pela Internet, o que se reflectiu numa ausência bastante prolongada (mais do que tinha planeado, confesso).

A tudo isto que já relatei, acrescenta-se que a meio de Agosto, começou uma nova temporada de escola. Para quem não sabe, frequento a escola de Sueco, uma dádiva grátis deste maravilhoso Estado (não sendo perfeito, é maravilhoso) a todos os imigrantes, sendo que os refugiados/asilados contam também com ajudas financeiras. Um dos meus sonhos é que o meu país venha a ter, no futuro, uma entidade que o cuide também - porque bem precisa. Pode-se argumentar que temos Deus, mas um Estado ajudaria também.

Voltando ao tema da escola: é raro poder ir um dia inteiro (as aulas são das 08.30 às 15.30) mas vou sempre que posso, apesar de não ser propriamente divertido acordar às 07.00 para ir à escola; trabalhar de tarde; chegar a casa às 01.00 e acordar de novo às 07.00. Hoje perguntaram-me como é que "sobrevivo". Acho que é com motivação, porque a escola é onde me sinto realmente feliz. Faz-me bem aprender coisas novas. Faz-me bem passar o dia rodeada por tantas pessoas diferentes (na minha turma temos alunos da Somália, Eritreia, Tailândia, Albânia e Hungria), gente com histórias assombrosas; gente maltratada pelas diversas circunstâncias da vida mas, ainda assim (e pesem as diferenças de cultura), tão divertida.
Além disso, nem sempre tenho o horário tão sobrecarregado. Tenho folgas, é claro, e alguns standby's. E tenho a minha motivação :)

E "prontos", aqui estou para comunicar que não me esqueci do meu caro pretendente-a-blog. Tenciono escrever em breve. Por vezes vêm ideias, frases, coisas que gostaria de partilhar... mas não é algo que costume acontecer quando estou sentada ao computador. Ou quando tenho tempo livre, óbvio. São as Leis de Murphy ou, como diz o tio mais novo, "é a vida".

Deixo-vos com fotografias do nosso Outono. Tirei-as numa mini excursão ao Sudoeste da Suécia (Trollhättan, Jönköping, Gränna). Espero que gostem.





Até breve!