domingo, 26 de fevereiro de 2012

Estão a ver esta paisagem?



Já é história. O sol brilhou durante todo o fim-de-semana, e os graus positivos chegaram. A neve derreteu, o chão está seco, as minhas botas de Inverno foram arrumadas no canto e em breve chega a vez do casacão. É cedo de mais para estas previsões, já que o estado de tempo é muito traiçoeiro por estas bandas, mas este Inverno foi muito menos horrível frio do que o anterior e acredito que a Primavera vai chegar mais cedo. Sim, ela está quase aqui! Tudo é diferente. A natureza e as pessoas, o ar, os pássaros, a luz, as cores, o estado de espírito. O sol aquece através das janelas fechadas; já não é escuro quando saio do trabalho; nas lojas já se vêem as colecções floridas da nova estação. Dá para ler a felicidade?

Quando vivia em Portugal não dava tanto valor a estas pequenas coisas. As estações em Portugal são bastante mais "uníssonas" entre si, além de que Abril é sempre o mesmo desmancha-prazeres, com aquela chuva estúpida, e não deixa o pessoal curtir devidamente a Primavera. Aqui, o Inverno é tão duro devido à escuridão e ao frio que, assim que um raio de sol se atreve a brilhar, é só ver gente encostada à parede, de cabeça elevada e olhos fechados, a sentir o sol. Outros ficam em casa, mas abrem a janela e sentam-se, meios em topless, exactamente na frincha onde o sol bate. É uma sorte que este sol não bronzeia, senão esse pessoal iria ficar com um bonito bronze às riscas, tais zebras.


Aqui precisa-se de luz, ponto final, e o pessoal não olha a meios para o obter. Os solários, por exemplo, são muito populares e muiiiito baratos. A maioria deles funciona em regime de "self service" e tem horários como 7:00 - 22:00 (tentem encontrar outros serviços com estes horários na Suécia!). O pessoal insere algumas moedinhas numa ranhura e voilá, o solário está pronto a usar. Há, é claro, funcionários de limpeza que passam por lá ocasionalmente. Algo curioso é que os solários não são apenas populares entre as mulheres jovens. Há muitos imensos homens, desde adolescentes a idosos, que os frequentam. 


E é tudo, está na hora do Pilates, que não adianta estar morena articial se continuar parecida com um urso polar.

4 comentários:

  1. Aleluia!
    E obrigada pela dica de auto-bronzeador, hei-de experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. F...K I didn't you had a blog !!! I would have read it before if I had known ;-) Well, sweetheart I am not sure that winter faded away already ! It is kind of early but who cares, cause you are the one going where sunny skies lay !!

    ResponderEliminar
  3. Não te entusiasmes muito...ainda há-de vir para aí muito frio, se não estiver enganada.
    Aqui no nosso retângulo estamos a precisar de chuva, a qual desapareceu há algum tempo e a agricultura e pecuária estão a ressentir-se deveras com a seca. Claro que o sol nos sabe bem, mas certo é que está tudo a clamar pela chuva.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi Joana!!
    Seu senso de humor e a pitada de ironia dos seus textos são o maior barato!!
    "É uma sorte que este sol não bronzeia, senão esse pessoal iria ficar com um bonito bronze às riscas, tais zebras."
    Hahahahahaha!!
    Beijos!

    ResponderEliminar