domingo, 15 de abril de 2012

Estudar Sueco na Suécia


O dia 8 de maio está quase a chegar e, com ele, o Tisus, que é basicamente um exame destinado a imigrantes na Suécia e que dá equivalência ao Sueco da Escola Secundária. Se passar neste exame terei, entre outras coisas, a possibilidade de ingressar no Ensino Superior aqui na Suécia. Isso, e o facto de ter pago 1600 Coroas (uns módicos 180 Euros) para fazer o exame, significa que a minha actividade de eleição dos últimos dias tem sido esta:



Namorar a gramática Sueca

Existe, é claro, uma versão grátis deste exame para os alunos do SAS (Svenska som Andra Språk/Sueco como Segunda Língua) mas infelizmente a "comuna" de Nyköping não autorizou o meu pedido para estudar em Estocolmo, argumentando que o curso também existe em Nyköping. Como trabalho em Estocolmo, seria muito mais prático frequentar um curso pós-laboral em Estocolmo mas a recusa da minha querida "comuna" significa que, ou frequento cursos nas escolas privadas ou estudo sozinha e me candidato de forma independente a exame. A última opção é decididamente a melhor.

A minha experiência na escola privada não correu bem. Cheguei a pagar 2500 Coroas (algo como 270 Euros), sem contar com a despesa dos livros, por um curso de 5 semanas, duas vezes por semana. Além disso, alguns dos alunos não tinham pago o curso dos seus próprios bolsos e não faziam questão em estudar Sueco mas sim em interromper constantemente a aula e falar de outros temas. Muito irritante. 


O melhor para a minha bolsa é mesmo estudar em casa, às vezes com uma colega, e fazer o exame. Estudar sozinha exige disciplina e motivação. É algo ao qual não estava habituada. Por outro lado, é mais fácil concentrar-me e acima de tudo é mais barato do que frequentar cursos privados nos quais o objectivo das aulas nem sempre é ensinar/aprender.


Enfim, há que fazer sacrifícios. Mesmo quando a Primavera está lá fora, a chamar por mim.



11 comentários:

  1. Não ficam nada baratos, esses estudos. Espero que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Diana! És uma querida. Beijinho

      Eliminar
  3. Tenho a certeza que vais dominar essa gramática e ter boa nota, com o empenho que tens tido! A Primavera ainda nâo se vaiembora tão cedo...
    bjs e felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Vamos ver, eu mantenho-te actualizada. Beijinho

      Eliminar
  4. Comentei ontem do celular, e não entrou! Hunft!

    Olha Joana, estou no mesmo barco que você. Embora tenha serviço público de escola, estou estudando em casa. Minha sala está lotada, muitos alunos que não querem aprender e eu Não tenho a mínima paciência. COmprei uns livros e faço exercícios em casa. Uma vez ou outra vou à escola! Triste, mas é a minha realidade hoje!

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cíntia! Infelizmente a escola pública também tem imensas lacunas. Cheguei a ir ao SFI mas tinha alunos de níveis diferentes misturados (incluindo alunos praticamente analfabetos), outros que não queriam aprender etc. Felizmente conheci boas pessoas com as quais ainda convivo presentemente. Bom sorte com os seus estudos! Beijo

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar