quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Guia para recém chegados #2 - Este país engorda


É verdade, recém-chegados. No meu caso, foram 7 kilos logo nos dois/três meses a seguir à minha chegada. E 7 kilos é muito, se considerarmos que sou anã baixa. Eu nunca tinha engordado tanto em tão pouco tempo. 

De onde é que veio  tanta gordura extra? Eu tento explicar...
Cheguei à Suécia no final de Outubro, quando o Inverno já estava bem próximo. A escuridão e o frio são uma combinação muito curiosa porque aumentam o apetite de uma forma estúpida mas reduzem a vontade de sair para a rua e de ir dar umas voltas para queimar as calorias. Já para não falar do desiquilíbrio emocional que abate quem acaba de mudar para um país estranho. Isto é algo que afecta cada pessoa de forma diferente, mas a mim afectou-me a valer. Não fui a primeira nem a última emigrante a sofrer este problema - já houvi mil histórias de mil pessoas, sobretudo mulheres, que partilharam ou partilham a mesma experiência que eu - mas ainda assim foi algo que me apanhou de surpresa. Posso só mencionar que na altura não encontrei nenhum blogue a avisar-me disto? Rá, a falta que o meu blog faz ao mundo.

Façam um plano. Fiquem longe dos kanelbullar. Do chocolate quente. Das almôndegas. Do kladdkaka. E mexam-se, o mais possível. Sabem o que é que é mais deprimente do que ser emigrante? É ser emigrante com 7 kilos extra em cima. E se, como a maioria dos emigrantes, não tiverem possibilidades para ir ao ginásio nos primeiros tempos, deixem-me tomar a liberdade de vos apresentar o vosso novo melhor amigo: o tal DVD de exercício! Podem até estar -20 graus lá forma e neve até ao tecto, mas este fiel amigo não nos abandonará (ao contrário dos kilos extra). Tenho vários DVD's, de forma que nunca me aborreço. Este é o meu grande favorito, que comprei por 99 coroas (cerca de 11 €) no Åhléns:




Quem avisa, amigo é. 
Assinado: O urso polar de serviço

17 comentários:

  1. Mana, não és baixa. Tens estatura média, que é diferente :)

    É certo que 7 kgs são muitos Kgs, mas em ti ficam graciosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4 kilinhos já foram à vida, mas na fase em que tinha os 7 a mais até o avô comentou que eu estava mais gorda! Haha. Agora quero livrar-me dos 3 restantes, mas falta-me disciplina... Beijinho

      Eliminar
  2. Estou lendo esse post comendo um kladdkaka e ganhando algumas calorias hehe.
    Meu corpo neste momento está bom, depois de 5 meses só engordei os quilos que eu perdi com a ansiedade interior a mudança. Mas não quero nem meio quilo a mais nesse corpo.
    Então caminho sempre e nado 2 vezes por semana pra tentar deixar o corpito em forma.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Josy! Kladdkaka é uma delícia! Eu também continuo a comer tudo o que quero, mas faço questão de fazer caminhadas e de seguir o meu DVD preferido, esse do post. Para mim, é o exercício perfeito, pois posso divertir-me (às vezes caio no ridículo com essa dança!) enquanto queimo calorias. Boa sorte a manter a forma! Beijos

      Eliminar
  3. Eu bem te disse... Tenho amigas que ficaram mesmo "gordas", uns meros 20 a 30 quilos logo num ano! Eniv-me esse kladdkaka que eu preciso das calorias para a meia maratona que vou correr no sábado. Que se n for assim nem eu saio á rua para treinar. No Inverno estou a pensar em Zumba no X-box. Queres fazer uma aula cgm? :)
    /Galinhola que fugiu á gordura de emigrante :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns meros 20, 30 quilos! Medo, pânico!
      Tenho ouvido falar do Zumba e ando curiosa, pelos vistos é muito divertido. Acompanho-te numa aula sim sra! :)
      Beijinho

      Eliminar
  4. preciso de sete quilos...terei de os ir buscar à Suécia?

    ResponderEliminar
  5. Joana!
    Partilho com vocês os mesmos sentimentos e quase os quilos extras. No meu caso eu engordei 4kg e até agora não consegui perdê-los. Só que no meu caso não é apenas o inverno... eu exagero também na primavera, verão e outuno. Óóóóóó meu Deus, quem poderá nos ajudar?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oiii, desculpe pela demora a responder, eu estive doente e meia afastada do blog! Hehe eu dei o exemplo do inverno porque foi o mais marcante, foi o tal período em que eu ganhei 7 kilos, mas durante o resto do ano eu também abuso... Muito! :/ Fazer o quê? Aqui quase não há verão e por isso a gente nem tem aquele incentivo da "operação praia". Que a força esteja connosco, Vânia :D

      Eliminar
  6. Oi Joana!
    É normal esta "caderneta de poupança" em países mais frios, todavia com o passar do tempo, tudo se normaliza.
    O importante é se estar vivendo serenamente e satisfeita!
    Um abração,
    Cri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Caderneta de poupança" :)) A verdade é que ela ajuda a lidar com o frio, hehe. Você tem razão, o mais importante é viver bem. Felizmente não tenho problemas de saúde devido ao meu peso, aliás, o meu peso é normal npara a minha altura. Mas de vez em quando caio na vaidade... Abração!

      Eliminar
  7. Oi Joana!
    Engordei 3kg depois de mudar (eu queria dizer 2,5kg... mas a quem eu quero enganar?) e mesmo fazendo exercícios físicos não consigo deixar os benditos em algum lugar por ai. Pior é que criei uma gordurinha extra até no meu viking (isso que eu não sei cozinhar - imagina se soubesse!). Não tenho a mínima vontade de ir a academia, tento correr mas o negócio não engata e meu programa de exercícios foi por água abaixo na semana passada... fico dando mil e uma desculpas para mim mesma que não vou pagar um curso - estou com vontade de entrar para um curso de natação ou em uma escola de artes marciais - mas meus horários de trabalho são tão malucos que eu nunca sei se terei as noites livres, ou as tardes, ou as manhãs... Vou ver se acho esse tal dvd de Bollywood na Ahlens para ver se me animo um pouco e entro na dança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria! Quero saber o seu truque, o meu Viking precisa de uma gordurinha extra... ;) Eu também não tenho vontade de ir ao ginásio, detesto correr, detesto todo o tipo de exercício chato e monótono... Não sou uma pessoa muito desportiva para falar a verdade! Mas esses dvd's de dança funcionam muito bem para mim porque têm movimentos muito variados, recomendo! Beijo

      Eliminar
  8. A Suíça também engorda..rs... Eu estou controlando a minha alimentação, pois engordei 3 quilos!!! Tem que dançar muito pra eliminar as calorias dos chocolates, muffins, pães, raclete e etc... afe maria :-). Abs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, sabe o que é mais irónico? A comida Sueca nem é das minhas preferidas. Ô ô ô, imagino só se vivesse na Suíça, no meio desse chocolate todo, dos pães e do ar das montanhas, que dá tanta fome! Beijo

      Eliminar
  9. Já li muitos dos teus posts, mas para ler mais, não posso comentar muitos.:)
    Estou a ver que temos muito em comum... ser monstro das bolachas, gostar de escrever, estarmos em países nórdicos e reconhecermos esta série de circunstâncias que nos fazem engordar aqui, e não noutro lado!:) Eu acho que há outro factor importante, pelo menos na Alemanha: a comida saudável é cara e todas as porcarias-modificadas-mas-hiper-apelativas são mais baratas do que a comida boa. Enlatados, congelados, molhos... e chocolates! Os chocolates são tão baratos aqui... mesmo os bons. Quando estou em Portugal, tenho sempre uma alimentação bastante equilibrada e tradicional, mas aqui apanho-me com tantas novidades, que às vezes não consigo resistir, sobretudo no Inverno!

    Beijinho,
    Olivia

    ResponderEliminar