quinta-feira, 18 de abril de 2013

E agora uma pergunta a quem entende disto


Como é que um(a) blogger consegue chegar aos 39 000 seguidores? Ontem andava eu a passear pela blogosfera (eu leio mais do que algum dia irei escrever) e deparei-me com uma blogger britânica com mais de 39 000 vencedores. Aliás, a coisa vai quase nos 40 000.

Ao contrário do que eu acreditava no início, hoje sei que o número de seguidores nem sempre é um indicador da "qualidade" do blog: já vi blogs lindos e cheios de potencial com pouquíssimos seguidores. E vice-versa. (Fosse eu outro tipo de pessoa e escreveria aqui alguns nomes, só para apimentar). Já vi blogs com imensos seguidores e quase nenhuns comentários. E vice-versa. Sim, eu já dei o primeiro passo na matéria "perder a inocência blogosférica": já entendi que neste mundo paralelo as coisas nem sempre são o que parecem e até já aceitei esse facto. Mas continuo sem perceber como é que se chega aos 39 000 seguidores.

E já agora, era um blog sobre vernizes de unha e memes do género "depois da tempestade vem o sol".

26 comentários:

  1. 39 0000?!
    Não sei... 39 000 a falarem sobre unhas...
    Assusta-me um pouco :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Uiiii blogs sobre vernizes! :D
    O número de seguidores vale o que vale, acho que também depende do objectivo de quem o escreve. Eu leio muitos blogs que não "subscrevi" (aliás, alguns nem têm essa opção) e penso que isso se passa com a maioria das pessoas.
    Não vou ser hipócrita e dizer que não gosto quando tenho um/a nova seguidor(a), até porque quem publica gosta de saber que está alguém "do lado de lá" mas não faço disso o objectivo do blog ou retiro daí maior satisfação com o mesmo :) É um bocado como a história do Facebook: houve uma fase em que se coleccionavam amigos porque o cool era ter 2689 friends quando se conheciam efectivamente 500.
    Long story short: Numbers are overrated ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de ter novos seguidores, é uma sensação muito boa quando reparo que há alguém novo por aqui. Afinal ninguém escreve um blog para si próprio, para isso existem os diários. Mas não, o meu objectivo também não é coleccionar seguidores mas sim continuar a partilhar as minhas baboseiras convosco :)

      Eliminar
  3. Nem visitas tenho ainda 39 000, quanto mais seguidores!! Não faço a menor ideia. Mas deve ser preciso investir muito tempo na divulgação do blog, isso sem dúvida.

    Poucos mas bons, foi sempre o que me ensinaram :) **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensei isso quando vi aquele número astronómico... nem esse número de visitas tenho, haha :) Mas é como dizes, poucos mas bons. Neste momento estou muito satisfeita com a interacção que tenho com quem sigo e com quem me segue, a blogosfera é um mundo fantástico. **

      Eliminar
  4. Pois é, Joaninha, também não compreendo. E não preciso de ir a Inglaterra. Há muitos blogs portugueses sobre vernizes e afins, que basicamente se limitam a promover marcas e cheios de seguidores. Muiiiito estranho. É que eu nunca volto a esses blogs.

    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. True story. Eu gosto de um bom blog de beleza mas fico longe dos que apenas fazem publiciado. *

      Eliminar
  5. Eu sempre me faço a mesma pergunta, Joana.
    x

    ResponderEliminar
  6. eu confesso que tendo a gostar de blogs mais "intimistas", esse negócio de sei lá quantos mil seguidores é muito mainstream (alerta hipster!)... mas 40.000???

    outro dia li num blog (que eu adoro) um post com uma possível explicação pra isso: é fake!

    http://murphymeama.blogspot.de/2013/03/o-milagre-da-multiplicacao.html?m=1

    ResponderEliminar
  7. eu confesso que tendo a gostar de blogs mais "intimistas", esse negócio de sei lá quantos mil seguidores é muito mainstream (alerta hipster!)... mas 40.000???

    outro dia li num blog (que eu adoro) um post com uma possível explicação pra isso: é fake!

    http://murphymeama.blogspot.de/2013/03/o-milagre-da-multiplicacao.html?m=1

    ResponderEliminar
  8. eu confesso que tendo a gostar de blogs mais "intimistas", esse negócio de sei lá quantos mil seguidores é muito mainstream (alerta hipster!)... mas 40.000???

    outro dia li num blog (que eu adoro) um post com uma possível explicação pra isso: é fake!

    http://murphymeama.blogspot.de/2013/03/o-milagre-da-multiplicacao.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, essa foi uma leitura interessante. Amanhã o meu blog já aparece com 25000 seguidores, só para não parecer mal... hahaha :)

      Eliminar
  9. Deve ser aqueles blogs que colocam uns aplicativos de aumentar o número de seguidores...

    Kisu!

    ResponderEliminar
  10. Estou com a Bah, também acho que devem ter usado um aplicativo pra aumentar o número de seguidores. Eu conheço uma garota cujo blog tem 13 mil seguidores, mas a média de comentários é de 15 por post. Cadê esse pessoal todo que segue o blog participando? Eu prefiro ter meu blog com poucos seguires, mas que sempre participam, do que ter vários e mesmo assim me sentir escrevendo para o vento. Não faz sentido!!!! haha

    beijos

    ResponderEliminar
  11. 39000?! Isso é muita gente, não sei que estratagemas a blogueira usou para atingir esse número de seguidores mas de certeza que houve sorteios envolvidos.
    - CR

    ResponderEliminar
  12. também concordo com as meninas acima, deve ser algum aplicativo pra aumentar o número de seguidores, só pode, porque né 39.000 é muita coisa haha

    beijão

    ResponderEliminar
  13. É exatamente isso que as meninas disseram acima Joana, tem um truque pra aumentar o números de seguidores, agora eu só nåo entendo o porque de enganar aos outros e a sí propio.
    Bjokas e fica com Deuss.

    ResponderEliminar
  14. 39.000? de fazer corar a nossa pipoca de vergonha :)

    Não conhecia esses aplicativps para aumentar o n.º de seguidores. A blogosfera é mesmo um mundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estava a evitar dizer nomes mas tu não ajudas :) também pensei na nossa pipoquinha.

      Eliminar
  15. Desconheço essa história para arranjar tantos seguidores, mas não me acredito que um blog sobre essa matéria tenha assim tanto interesse! bjs Jessica

    ResponderEliminar
  16. Isso e muita gente mas talvez ela tenha conseguido por ser um blog de unha e ultimamente qualquer coisa sobre beleza ta fazendo sucesso mesmo que o blog nao tenha qualidade nenhuma. Mas como ja comentaram ai em cima tambem tem maneiras de aumentar os seguidores agora porque fazer isso ninguem sabe ne.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. realmente, o número de seguidores não quer dizer nada.. eu tenho pouqissimos mas há semanas em que tenho centenas de visitas ao blog por dia.
    Basta um comentário noutro blog ou um post mais longo ou, sei lá, e há maior afluência. Se a rapariga tiver o blog já há décadas pronto.. tb deve ajudar, mas ya, cá pra mim cheira-me a aldrabice!

    No entanto, reforço que o número de seguidores não é, de todo, indicador de qualidade!

    ResponderEliminar
  18. Eu li em um blog que tem gente que paga pra ter seguidores ... sei lá se "pagar" é o termo certo... mas tem gente que faz uma mutreta pra ter mais seguidores...do que adianta, né?!

    ResponderEliminar
  19. Ui isso é seguidor a mais, vai-se lá perceber :S Vejo por aí muitos bons blogues com poucos seguidores, e blogues cheios de seguidores mas que para mim não prestam :/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Obrigada a todas pelos vossos palpites haha! Já sei que não sou a única a ter esta dúvida! E agora calma, o meu blog não se vai transformar num monstro com 39000 seguidores ;) Beijos **

    ResponderEliminar
  21. Não tenho tempo nem paciência pra divulgar o blog ao ponto de angariar seguidores, q é mesmo assim. Escrevo e quem gosta, gosta e lê. Quem não o conhece, pode ser que um dia conheça, pode ser que goste ou não. Há sempre quem goste :) beijinho

    ResponderEliminar