sábado, 19 de outubro de 2013

A sueca que apenas queria ir para casa comer gomas


O autocarro estava cheio e eu ia sentada à beira de uma sueca irrequieta. De telemóvel em punho, ela falava sobre tudo e sobre nada com uma amiga e, em poucos minutos, fiquei a saber uma quantidade alarmante de informação sobre a sua vida pessoal. Mas, ou não fosse eu glutona profissional, para mim o ponto alto da conversa foi quando ela exclamou Ah, só me apetece ir para casa e sentar-me no sofá a comer gomas. Já não como gomas há vários dias!. Nem eu, querida, nem eu. Aliás, não me lembro quando foi a última que o fiz. De qualquer forma, este episódio lembrou-me que nunca vos falei da lördagsgodis, a tradição sueca de comer gomas aos sábados. Os suecos são gente de hábitos. As quintas-feiras são dias de comer panquecas e sopa de ervilha, as sextas-feiras são dia de fredagsmys (relaxar à frente da televisão na companhia de batatas fritas e afins) e o sábado é dia de comer gomas. E as gomas são um negócio a sério. Estão em todo o lado e até o mais pequeno e ranhoso dos supermercados tem uma secção dedicada a elas.
E por falar nisso, há uns dias deparei-me com um anúncio de emprego em que procuravam uma pessoa responsável por ir a supermercados encher caixas de gomas. Será que devo candidatar-me?

Hum, esqueci-me de encher a caixa das coca-colas ácidas... ou será que  as comi?
E, aqui entre nós, digo-vos apenas uma coisa: se eu tivesse a mínima vocação para ser rica, importava a Hussel para a Suécia. Ou aquelas marcas de gomas que se encontram nos supermercados portugueses. Adorava saber o que aconteceria se este povo descobrisse o mundo das gomas a sério. Se é que existem gomas a sério.


26 comentários:

  1. Hahahaha!
    (vamos ver se consigo hoje).
    Estava eu por aqui ontem tentando em vão comentar o seu post (aquele sobre o filme) sem conseguir. Aí entro e me deparo com essa surpresa fresquinha e dou uma enorme gargalhada! Ah, Joana... há pouco tempo me sentei ao lado de duas adolescentes no ônibus e decide por mudar de lugar antes de descobrir se elas continuavam virgens ou não - falaram tão abertamente de coisas íntimas que eu fiquei morrendo de vergonha. Será que elas nos olham e pensam que esses são estrangeiros e com certeza não entendem o que dizemos?
    Eu estraguei as tradições do Joel: nada de sopas de ervilhas e é sempre dia de chips se eu estiver de tpm. Adoro as balas de gomas, e para mim isso não precisa de um dia especial. Ao menos não enquanto as crianças não chegarem...
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vou comprar balas de gomas. Afinal, hoje é sábado!

      Eliminar
  2. Achei imensa piada ao teu blog, a forma como escreves!
    Visita o meu blog:
    smile4lifelove.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adoro gomas, mas não dessas ácidas. Sou perdida por aquelas de duas cores, com sabor a pêssego. Ando sempre a ratar os sacos de doces que as meninas trazem dos aniversários :)

    ResponderEliminar
  4. por acaso nao ligo a gomas, como de longe a longe e se me ofereceram, pois eu nao as compro... o meu doce mais tentaçao é mesmo o chocolate e falaste da Hussel... no tempo em que eu trabalhei no shopping a hussel era loja que eu visitava quase todos dias... era um cheirinho... fiz amigas e tudo.

    ResponderEliminar
  5. Morri de rir com o post, me fez lembrar sobre chocolates e eu mesma....rs. Acho que ia da certo voce nesse emprego nao, talvez iria comer mais que encher as gondolas...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Era capaz de querer esse emprego, mesmo que as gomas ainda não sejam tão boas como as da Hussel. Caramba, fizeste-me lembrar que há séculos que não como umas belas gomas.

    ResponderEliminar
  7. Joana, você acredita que eu peguei uma pacote de batatas fritas, que eu tinha no armário, porque fiquei com vontade lendo o este post???!! OMG! Você não é uma boa influência, hahahahahaha
    Tb tenho saudade das gomas (balas) do Brasil!
    Bom domingão! Bjsss

    ResponderEliminar
  8. ahah seria a perdição!

    chuacks

    http://thebrunettelingerie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Aii gomas... Eu adoroo gomas!*
    Que perdição!

    http://wildndfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. ahahah Gomas a sério... ah... saudades da Hussel...

    ResponderEliminar
  11. UAU que sonho de lugar HAHAHAHA
    um dia quero conhecer a Hussel, o mais rápido possível de preferência hahaha
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Nunca tinha pensado nisso mas acho que vou passar a dedicar um dia a comer gomas,parece me muito bem :)

    ResponderEliminar
  13. Ui, eu candidatava-me! Anda, mulher, e não te esqueças de fazer o controlo de qualidade antes de repores as gomas ;))))
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Realmente os suecos são mesmo um povo de hábitos! Só tenho é uma dúvida: esses hábitos são mesmo generalizados? É que me dá vontade de rir quando penso num povo todo a comer sopa de ervilhas no mesmo dia! Cá para mim safavam-se as panquecas ;)!
    As minhas gomas preferidas são os tijolos vermelhos com açúcar ácido à volta. Yummi :)! A sorte é que como umas quantas e me enjoo depressa até à vez seguinte ;)
    E acho isso da secção de gomas o máximo. Faz-me lembrar os quiosques de gomas que há cá em Portugal. Já agora, também me parece muito bem esse trabalho de responsável pelas gomas. Seria doce, de certeza!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ri quando li esse post porque meu marido sempre fala que o cardápio é o mesmo todas as semanas... ai ninguém merece, né?!

    ResponderEliminar
  16. Olá querida ! :)

    Adorei saber sobre os hábitos dos Suecos. Interessante.
    Eu sou uma sugaholic, na verdade, gosto de comida em geral. Gosto de doces, mas sou muito selectiva.
    Candida-te e depois mandas-me uns docinhos! ;)

    beijinho

    ResponderEliminar
  17. Haha!
    Isso dos suecos serem cheios de hábitos não sabia, mas agora que dizes isso, explica muita coisa de algumas amigas Suecas que tenho.

    ResponderEliminar
  18. Ahahah, adoro a forma cômica como escreves, é cativante :)
    Beijinho

    www.redcarpeteveryday.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Fazer refill às caixas de gomas? Diz-me já o e-mail que quero enviar CV!!

    ResponderEliminar
  20. Bem, acho que vou largar os estudos...gostei desses dias temáticos e acho que esse emprego era perfeito para mim..eheh

    ResponderEliminar
  21. as tuas sobrinhas iriam adorar ter um dia dedicado às gomas...

    ResponderEliminar
  22. Eu vi uma parede igual a essa no cinema na antiga cidade onde eu morava. Eu peguei um baldinho e enchi pra comer no cinema, já que na maioria das vezes comemos pipoca mesmo. Mas eu DETESTEI! Não sei, goma eu entendo que são eses doces? A única coisa que eu gosto são dos tipo Yummy, sabe qual é?

    Kisu!

    ResponderEliminar