domingo, 29 de dezembro de 2013

Notícias boas, notícias más.


Lembram-se de vos ter falado do Sven, a tempestade? A visita que nos fez foi breve: ele veio, ele foi e deixou-nos com um inverno à moda portuguesa. Chuva, vento e muita humidade. Nos meus cinco anos de Suécia, este foi o primeiro ano em que não houve neve no Natal. Os suecos andam queixosos.  Dizem que há mais luz quando há neve e que o ambiente fica muito mais mysig (aconchegador). Eu cá não tenho saudades. Adoro poder sair de casa sem ter medo de cair. Não demorar meia hora a fazer um percurso que normalmente demora dez minutos. Não ter que esquiar. Não ter dores nos dedos dos pés por causa do frio. As vantagens são muitas.

Por aqui muitas coisas têm acontecido, mas vou concentrar-me nas mais interessantes. Tenho uma notícia boa e uma notícia má. A boa notícia é que vou finalmente voltar à universidade. A má notícia é que não sei se vou sobreviver a tantos nervos. Vou estudar Serviço Social em Örebro e as aulas começam já em janeiro. Alguém me dá um abraço? Desconfio que o autor do célebre "a vida começa onde a nossa comfort zone termina" nunca teve que estudar em sueco; aos 26 anos; sem apartamento permanente; numa cidade onde não conhece quase ninguém.

Mas falando de coisas mais divertidas, já temos vencedora!



Parabéns Gata!
E obrigada a todos os que vão acompanhando o meu cantinho, sem vocês isto não seria o mesmo. 

17 comentários:

  1. a-d-o-r-o a falta de neve esse ano!

    e, ó... se te serve deconsolo, também recomecei a estudar aos 25... e em alemäo. näo foi fácil, mas... terminei!
    boa sorte, você consegue também!

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais PARABÉNS e força na peruca...vais ver que consegues =) Isso é que vai ser entrar em 2014 a sair da zona de conforto!! Tenho pena de não ter ganho mas achei engraçado ser o número 8 :P Nasci no dia 8/8...a minha vida é só oitos....loool...beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estudar em sueco não deve ser fácil mesmo, mas tenho certeza que vc vai conseguir se sair bem. Boa sorte com tudo e que 2014 possa te trazer boas surpresas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Confesso que estás a ser bem corajosa! Gostava muito de emigrar puder continuar os estudos ou então mudar a minha área de formação, mas tenho alguma receio de não me adaptar bem e ser tudo tempo perdido. Por isso os meus parabéns por seres tão valente :)
    Temos que acreditar que vai correr bem!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. és uma valentona, minha peiquitinha bailarina.

    Nunca desistas de lutar pelos teus sonhos. Vai correr tudo bem

    PS

    Não sei como, mas o post do passatempo escapou-me beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela universidade Joana. Você vai tirar de letra. Vai dar tudo certo! E que pena que eu nao ganhei no sorteio… snif! snif! ….. Feliz Ano Novo e comece a nova jornada com o pé direito! Abracos

    ResponderEliminar
  7. Deve ser nada fácil mesmo mas quando terminares a faculdade vai saber ainda melhor depois de ultrapassares tantas dificuldades.

    ResponderEliminar
  8. Boa sorte!! Ah e já agora, escolhes-te uma área de estudo muitoo boa!!! (sou suspeita, também sou da área social eheh)

    ResponderEliminar
  9. Yupi, hurray!!!!!! Muito obrigada! Logo eu que não tenho sorte nenhuma a estas coisas!
    É claro que vais conseguir! Se conseguiste entrar na universidade, também consegues fazer o curso ;) Tenho uma amiga que fez Erasmus na Suécia e diz que acabou por aprender sueco mais rápido do que pensava, embora já se tenha esquecido de tudo! Cheguei a ponderar o curso de Serviço Social, mas depois acabei por optar por outro.
    Beijinhos, obrigada e força: és muito valente!!!

    ResponderEliminar
  10. 2014 começando com muitos desafios!
    Sair da zona de conforto gera uma energia fantástica dentro de nós, Joana! Boa sorte e bons estudos!
    Bjo
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Auhauaha eu sempre não fico longe da vencedora rs.
    Parabéns a quem ganhou!

    E os ventos aqui estão cada vez mais fortes.

    Kisu!

    ResponderEliminar
  12. Tu vais superar mais essa desafio. Tu consegues. Força!!

    ResponderEliminar
  13. Joana, vc vai mudar para Örebro?? Acho que vc vai gostar de lá, é mto cativante. Parabéns então pelo curso, espero que vc goste e se adapte, faca muitos Amigos também.
    Eu concordo com tudo que vc escreveu sobre a neve, mas.... Eu também acho que a neve traz um ambiente aconchegador e iluminado, o problema é que ela demora demais a derreter, se viesse por apenas um mês e depois fosse embora, pra mim seria o ideal!

    Feliz 2014!!! Que venha cheio de novidades.

    ResponderEliminar
  14. Que 2014 seja um ano excelente e promissor e te faça sorrir bastante!
    Bjs,
    S.

    ResponderEliminar
  15. Feliz 2014! Que o novo ano seja verdadeiramente especial!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Para quem estudou no ISAG o orebro é para meninos. :-) boa sorte Joana, estou a ver que estamos todos a fugir do turismo.

    ResponderEliminar
  17. Para quem estudou no ISAG o orebro é para meninos. :-) boa sorte Joana, estou a ver que estamos todos a fugir do turismo.

    ResponderEliminar