segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A Joana responde #2: Vives na Suécia? O Inverno deve ser terrível, não é?


Depende muito do sítio onde se vive. Eu ando muito por Örebro e Estocolmo. Este inverno a temperatura mínima chegou aos -19 e acho bastante desagradável andar na rua com essa temperatura, especialmente se fizer vento. Mas também temos dias em que faz -5 e está-se bem. A temperatura mais baixa que já tive o prazer de sentir foi -28 há uns anos atrás. 

Algumas coisas sobre o inverno na Suécia...

#1 As temperaturas variam imenso diariamente, e chega a fazer entre 10 a 15 graus de diferença de um dia para o outro. Talvez por isso, muitos suecos têm em casa um termómetro especial que mostra a temperatura exterior e que consultam todos os dias antes de sair de casa para saberem o que vestir.  

#2 Há períodos em que escurece às 14.30 ou às 15.00. Até ao solstício de inverno, lá pelo Natal, os dias ficam cada vez mais curtos e após o solstício a coisa dá a volta e os dias ficam cada vez mais longos (até ao solstício de verão, em junho). Para mim a escuridão é a parte mais chata do inverno, especialmente nos períodos em que está escuro quando se sai de casa e também quando se sai do trabalho ou da escola. Em compensação, no verão os dias são muiiito longos e pelas 02.00 ainda é de dia!

À saída do estágio, 19/01/2016 às 16.30. Ainda está de dia!

#3 As ruas ficam muito escorregadias com a neve e o gelo e às vezes lá se tem um acidente, mas com o calçado certo e os olhos bem atentos no chão tudo é possível. Eu nunca compro botas de outono e inverno com solas "lisas" porque são quase como esquis. Quantos mais relevos a sola tiver, melhor. 

#4 As casas são bem aquecidas. Mesmo nos dias mais frios, anda-se em casa à vontade e isso faz toda a diferença. Incomoda-me muito passar frio dentro de casa como em Portugal.

#5 Passa-se muito tempo em casa. E o Netflix é o nosso melhor best friend forever.

#5 O ar é seco. Apesar de ser chato para a pele e os lábios, o ar seco faz com que mesmo as temperaturas mais baixas não sejam assim tão más. Passo mais frio em Portugal com 5 graus do que na Suécia com -5 porque em Portugal há muita humidade e as casas são muito frias. Além disso, não gosto nada de chuva e nesse sentido o inverno sueco é perfeito.

#6 Há muitos suplementos alimentares, e baratos.  Este ano ando numa de chás!

Chá "luz solar", com vitamina D + chá com vitamina C para o sistema imunitário.
#7 Começa a poupar dinheiro. Um bom casaco de inverno para as temperaturas mais extremas chega a custar 300 euros. Uma alternativa é comprar um casaco mais barato/mais fino e usar algumas camadas.

#8 Se estás doente, tenta ficar em casa. Se vais trabalhar doente o mais provável é os teus colegas suecos passarem o dia a olhar de lado para ti e a sugerir discretamente que não andes por aí a contagiar o pessoal. O primeiro dia de baixa (karensdag) não é pago mas os restantes sim.

#9 O frio não é desculpa. Só a partir dos -35 ou -40 é que a vida pára. Até lá continua tudo normalmente, excepto os autocarros e comboios, que se atrasam mais do que o costume.

#10 Há muita gente que insiste em continuar a ir para a escola ou para o trabalho de bicicleta apesar da neve e do gelo e, é claro, do vento fresquinho. Oremos!

10 comentários:

  1. Oi, Joana!
    Urra! Que friaca... Para alguém tropical é muuuuuito! Porém tudo se ajeita com a prática e rotina.


    Bjs Brasil

    ResponderEliminar
  2. Sinto muito o facto n2 aqui na Escocia. E terrivel este dias que esta sempre escuro (mesmo durante o dia). Nao tenho a mesma sorte que tu no ponto n5, aqui o ar 'e muito humido e temperaturas de 4C arrefecem-nos ate aos ossos mas claro a netflix tambem e um grande amigo la de casa.

    ResponderEliminar
  3. O frio que normalmente estamos habituado às casas em Portugal é que é difícil quando se vai lá de férias e já estamos habituados a um país onde as casas são bem aquecidas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo deixar os meus comentários sem ser como resposta!!!

      Adorei conhecer mais a Suécia!!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. #5 e #6 - completamente :) até aqui no Norte, com -15 se está melhor que em Portugal com 5 e com vento...
    eu já senti este ano -37! nada demais, desde que näo tenhamos pele à vista, e claro, näo podemos estar fora de casa muito tempo.

    Apesar de se passar mais tempo em casa no Inverno, eu passo bastante tempo na rua (provavelmente amis que os Suecos). Há que arranjar alternativas!

    ResponderEliminar
  5. Adoro a Suécia e digo muitas vezes que se imigrasse seria um dos meus destinos preferidos, mas não deve ser fácil a adaptação ao clima. Lembro-me de, no verão passado, uma das minhas cantoras preferidas (Helena Paparizou) ter publicado uma foto às duas da manhã em que ainda se via como se fosse de dia e fez-me imensa confusão xD

    ResponderEliminar
  6. O meu namorado adorava ir viver para a Suécia, vou dizer-lhe para cá vir ler o post para ver se se assusta com os graus negativos.

    ResponderEliminar