segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Lanche de fim-de-semana: panquecas americanas (com receita)




Esta foto das minhas panquecas americanas teve mais likes no Instagram do que qualquer uma das selfies e estou a tentar não levar as coisas a peito. Deve simplesmente ser um sinal de que preciso de partilhar a receita com o mundo. Ficaram leves, fofinhas e muito saborosas, e o melhor de tudo é que são muito fáceis e rápidas de fazer para o lanche. Acompanhámos com kiwi aos pedacinhos e compota de morango, mas na Suécia a combinação mais comum é natas batidas e compota de morango. Uma combinação muito boa é também canela e açúcar.

Receita
- 2 1/2 dl. farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 1/2 dl. de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 ovo
- Manteiga para fritar
- Açúcar em pó para polvilhar

1. Misturar a farinha, o fermento, o açúcar e o sal num recipiente.
2. Juntar o leite, seguido da manteiga e por fim do ovo, à mistura anterior e bater até obter uma mistura homogénea.
3. Numa frigideira, derreter um pouco de manteiga. Juntar cerca de uma colher de sopa de massa por panqueca.
4. Fritar a massa durante cerca de 1 minuto (até surgirem pequenas "bolhas"), virar e fritar durante mais 1 minuto.
5. Deixar arrefecer um pouco e polvilhar com açúcar em pó.

Voilá!

Receita daqui. Se no início me fazia confusão cozinhar "em decilitros" em vez de gramas (os suecos cozinham quase exclusivamente "em decilitros"), a confusão passou-me quando me apercebi que é muito mais fácil medir os ingredientes "em decilitros". O Ikea vende medidas em plástico que dão imenso jeito.

E é tudo. Agora vou aí pesquisar operações plásticas para ficar mais bonita que as minhas panquecas, e já volto.

10 comentários:

  1. Que bom aspecto!! Fiquei com água na boca.

    ResponderEliminar
  2. Hello . Want to share your blog with the world? To find people who share the same passions as you? Come join us.
    Register the name of your blog URL, the country
    The activity is only friendly
    Imperative to follow our blog to validate your registration
    We hope that you will know our website from you friends.
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Have a great day
    friendly
    Chris
    please Follow our return
    All entries will receive a corresponding Awards has your blog

    +++++++
    Bom dia. Quer compartilhar seu blog com o mundo? Para encontrar pessoas que partilham as mesmas paixões como você? Venha se juntar a nós.
    Registrar o nome do seu blog URL, o país
    A atividade é apenas amigável
    Imperativo para seguir o nosso blog para validar a sua inscrição
    Esperamos que você vai saber o nosso site a partir de você amigos.
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Tenha um ótimo dia
    amigável
    Chris
    Seguimos seu blog, siga o nosso retorno
    Todas as entradas receberá um Prêmios correspondente tem seu blog

    ResponderEliminar
  3. Estás a ficar profissional Joana Neves. Parece foto de revista e os "olhos também comem". Quanto à plástica, deixa lá isso. Depois a malta começa a derreter e fica medonha :)

    ResponderEliminar
  4. acho que ficaram com um aspecto óptimo, qualquer dia inauguras o teu próprio blogue de culinária ;)

    ResponderEliminar
  5. Adorei a receita! Tenho que ir espreitar o teu Instagram ;)
    Bj S

    ResponderEliminar
  6. Adorei a receita! Tenho que ir espreitar o teu Instagram ;)
    Bj S

    ResponderEliminar
  7. ahhh eu adoro essas panquecas. aqui em casa é de regra: sunday is pancake day ;)

    ResponderEliminar
  8. Ai que maravilha!
    Estou aqui a salivar - isto não se faz logo às 10h da manhã! ***

    ResponderEliminar
  9. Adoro as receitas do ICA :)
    No inicio também estranhei os decilitros, depois pensei que era muito melhor do que fazer como a minha mãe que mede tudo às colheres usando colheres de sopa sem medida certa.
    A foto está o máximo!

    ResponderEliminar