sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A Suécia e os tabus #1


Cada país tem os seus tabus, alguns mais oficiais do que outros. E é importante ter noção desses tabus quando nos mudamos para um novo país. Alguns destes aprendi por observação, outros aprendi por transmissão e outros aprendi the hard way mesmo. Eu digo sempre que deve haver poucos países, na Europa, mais diferentes entre si do que a Suécia e Portugal. E a verdade é que até na Finlândia encontrei mais coisas em comum com Portugal do que aqui!

Aqui vão três tabus. 

Não tirar os sapatos à porta de entrada de casa. O mais certo é já ter mencionado isto aqui no blog, mas é muito, muito, muito importante. Se forem a casa de Suecos, pelo amor de Deus tirem os sapatos logo à porta de casa. Acho que a forma mais fácil de ofender o vosso anfitrião Sueco é ignorar esta regra. E não se preocupem que o chão não é frio. Eles praticamente não usam tijoleira dentro de casa. Só parquet (nas casas mais "luxuosas") e linóleo. E algo que aprendi muito recentemente é que até andar completamente descalço (sem meias) pode ser mal visto. Muita gente anda com um par de meias na carteira (no Verão, época da sandália) ou traz mesmo um par de pantufas ou sapatos de andar por casa quando está de visita. A regra aplica-se a contexto de trabalho também. Quando faço visitas domiciliárias tiro os sapatos na mesma.

Não trazer um presente. E por falar em visitas. Na Suécia considera-se má educação não trazer um pequeno presente quando se é convidado (para jantar, pernoitar etc) a casa de alguém. Os presentes mais comuns são uma garrafa de vinho, flores ou uma caixa deste chocolate.

Não perguntar se é preciso trazer lençóis ou toalha. Quando dormem em casa de alguém, os Suecos costumam levar os seus próprios lençóis e toalha de banho. Esta gente tem horrooor a dar trabalho a terceiros. Às vezes o anfitrião oferece lençóis e toalha mas o mais correcto é perguntar antecipadamente, para evitar situações constrangedoras.

E é tudo por enquanto. Para a semana há mais!

25 comentários:

  1. Joana, tens de fazer um post sobre a dating culture sa Suécia, como falaste há uns tempos! Não sei porquê, mas cheira-me que é algo constrangedora ��
    Foi um prazer ler-te, como sempre.
    Bjs da Ana

    ResponderEliminar
  2. Interessante! O que e falta de educacao para eles, para nos e educacao e gentileza, coisas super comuns. Hahahaha. Mas isso do sapato e um pouco comum para nos tambem. Eu varias vezes ja tentei tirar os saptos antes de entrar em alguma casa (nunca em apartamentos) e as pessoas sempre falavam nao tira nao, imagina, pode entrar assim mesmo, rs. Bacana saber um pouco mais.

    ResponderEliminar
  3. A primeira regra já conhecia, a segunda acho é apenas uma questão de educação que também eu aplico, relativamente à terceira fiquei chocada.

    ResponderEliminar
  4. Adorei saber estas diferenças! Faço sempre as duas primeiras mas a última não esperava ahahah. Conta mais que nós gostamos de saber :)

    ResponderEliminar
  5. É sempre curioso saber destas pequenas diferenças. Mas, sabes, isso dos sapatos, faz-se cá em casa. Ficam todos à porta! Até já tenho chinelos para os convidados à porta :P

    ResponderEliminar
  6. Não sou sueca mas odeio que as pessoas andem de sapatos em minha casa, só consigo pensar na quantidade de porcaria que vou ter que limpar do chão logo a seguir! Por isso, parece-me uma óptima regra =p

    ResponderEliminar
  7. A questão dos sapatos também é o normal aqui em Munique, mas não sei se será mesmo algo "obrigatório" ou apenas um hábito associado à cultura daqui. Quanto aos presentes quando se é convidado, por acaso é um hábito que já em Portugal tinha. Nunca gostei de chegar de mãos vazias a casa de alguém :)

    ResponderEliminar
  8. Olá bom dia!!
    Não fazia ideia destes hábitos dos suecos! Para dizer a verdade acho-lhes imensa piada e para mim fazem muito sentido. Nesses aspectos se tivesse que me mudar para aí ía adaptar-me muito bem.
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. A terceira confesso que me faz um pouco de confusão, mas as outras duas são a minha cara! :D

    ResponderEliminar
  10. Trazer lençóis e toalhas é muitoooo esquisito... cá em Portugal temos sempre as "toalhas e lençóis de cerimónia", para as visitas!

    ResponderEliminar
  11. É isso mesmo! Eu adoro a regra dos sapatos, precisamente por levarem muita porcaria para casa. É verdade que sempre perguntei se tinha que levar lençóis ou toalha, apesar de não saber que era uma "regra", mas a resposta foi sempre não.

    ResponderEliminar
  12. Caracas sou mais uma que não sabia disso... ainda bem que acabei fazendo por bom senso quando cisitei minha prima e o marido ano passado... mas levei o chocolate errado pelo jeito hehehe :)

    ResponderEliminar
  13. Não fazia ideia! As coisas que nos ensinas :)

    ResponderEliminar
  14. Gosto sempre de conhecer tradições de outros sítios.
    Confesso que a cena de tirar os sapatos...
    Ahaha
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Cada país com as suas "manias". Aguardo o próximo post!

    ResponderEliminar
  16. Uau! Grandes chatos :P ahah eu acho que o ponto 1 é normal em países frios, com casas com alcatifas e etc. Sinceramente, é um hábito que eu gostaria de ter um dia numa casa minha, seja em que país for. Na minha casa de família é impossível, aqueles agricultores com as botas cheias de barro sujam o piso de baixo todo :P Cozinha, casa de banho, tudo.

    ResponderEliminar
  17. Aqui, na holanda, também é costume, eu tiro em minha casa mas visitas fazem o que querem e perguntando em casa de terceiros fica ao nosso critério...

    ResponderEliminar
  18. Sendo muito tuga... Adoro estas ideias suecas. Aliás, pelo menos desde que fui mãe e comecei a procurar mais sobre o assunto tornei-me fã de vários produtos e conceitos suecos. Segurança automóvel, é com eles! Brinquedos perfeitos (e descomplicados e baratos até!) é com eles (sou fã de toda a série de criança da IKEA, aliás!)

    E gosto muito desses conceitos. Acho que todos fazem sentido mas o primeiro é o meu preferido... Adorava que os meus convidados também tirassem sempre o calçado quando entram em casa. Sempre gostei de deixar o lixo "à porta" porque adoro andar descalça e sentar-me no chão. Uma casa com chão de madeira foi uma das minha prioridades e agora com um bebé isto faz ainda mais sentido!!

    ResponderEliminar
  19. Devo ter sido sueca noutra vida porque acho tudo muito aceitável e até recomendável =)

    ResponderEliminar
  20. não fazia a mínima ideia destas coisas.
    vou seguir, quem sabe vou aprender mais destas coisas.
    beijinho
    http://minhaloucatensao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Esse dos lençóis e toalhas achei bem curioso! Nunca tinha lido algo parecido em relação a uma cultura. Interessante, rsrsrs!
    Beijinhos!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. : )) Gosto do hábito de se tirar os sapatos logo à entrada. Também fazemos isso. Vivo no Canadá. Fica sempre bem levar um pequeno presente se formos convidados para jantar ou para um convívio. Uma garrafa de vinho ou uma sobremesa. Quanto aos lençóis e toalhas – nunca ouvi falar nesse hábito.

    ResponderEliminar
  23. Que engraçado! Confesso que a de tirar os sapatos à entrada era coisa para me fazer alguma confusão, mas ainda assim era uma boa forma de manter a casa limpinha ;)

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar