Mostrar mensagens com a etiqueta Estações do ano na Suécia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estações do ano na Suécia. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Outono em Estocolmo, Suécia


Quanto melhor conheço esta cidade, mais gosto dela. Estas fotos são de um passeio na ilha Långholmen. É fácil lá chegar. Por exemplo: da estação central (T-Centralen), apanha-se a linha vermelha do metro em direcção de Norsborg ou Fruängen e sai-se em Hornstull. É um percurso de 7 minutos. E de Hornstull vai-se a pé, fica pertinho.

Informação à navegação: este é um post agendado. Hoje estou de luto pelo nosso país, de coração aos pedaços. Se publico este post na mesma, é apenas por acreditar que em alturas como esta, precisamos todos de um pouco de positividade, de luz e de reter uma (espécie de) sensação de normalidade no meio do caos. Os meus pêsames aos afectados por esta tragédia. Os meus pêsames ao nosso país encantado.








Já de volta a Hornstull
 






 

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O post anual sobre o Outono na Suécia


Estamos na altura do ano em que o meu feed do Facebook é invadido fotos de cogumelos. Uma das grandes tradições Suecas é passar fins-de-semana de galochas na floresta a apanhar cogumelos quando chega o Outono. Há imensos cogumelos, e a grande maioria não é comestível, mas os Suecos aprendem desde pequeninos a reconhecer os comestíveis. Começam já no infantário: os pais preparam a marmita com sandes e chocolate quente, as professoras do infantário vestem casacos impermeáveis e coletes reflectores aos meninos e os meninos lá vão passear na floresta, ver cogumelos e afins, faça chuva ou faça sol. (Por falar em diferenças culturais... :) )


Não comestível mas enorme, quase do tamanho da minha mão


Estes pequeninos são os trattkanteller e são muito bons


Não comestíveis, mas enormes




Este parece um daqueles cogumelos que se vê nos contos infantis


Teia de aranha, cheia de orvalho




A colheita final: trattkantareller (castanhos e amarelos, a grande maioria), kantareller (amarelos) e Karljohan (grandes). Dão para congelar, mas primeiro devem ser cozinhados. Numa panela, mete-se os cogumelos e um pouco de sal, em temperatura muito baixa. Os cogumelos vão libertando água e cozendo lentamente na sua própria água. Deixa-se cozer entre 10 a 15 minutos. Depois de arrefecer, estão prontos a congelar.


Estas bagas chamam-se rönnbär





Mesmo depois de quase 9 anos (!) neste país, ainda acho o Outono Sueco um charme.


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Era só para vos contar




Às 17.47 já está escuro. E para ajudar à coisa, daqui a uns dias já mudamos para o horário de Inverno.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Outono na Suécia [Höst i Sverige]


O céu anda cinzento mas cá em baixo não faltam cores.






Lembram-se de vos falar das velas? Esta é uma das minhas preferidas e é da H&M Home.


Outono é época de vinho tinto e no Systembolaget (a única loja autorizada a vender bebidas com teor superior a 3,5% de álcool na Suécia, ou seja, todas as bebidas alcoólicas) há vinhos Portugueses e o meu querido viking sabe como me agradar.



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Outono na Suécia: ponto da situação


Já escurece cedo (mais concretamente às 17:26 de acordo com o Google); de manhã cedo já temos temperaturas negativas (anteontem foram -3, de resto tem sido à volta dos -1); já é preciso usar luvas e cachecol; está em voga tudo o que tenha abóbora, canela e gengibre (especialmente velas e bebidas quentes); o pessoal passa horas na floresta a apanhar cogumelos (eu não me atrevo), aos fins-de-semana o pessoal dedica-se a fazer os últimos churrascos do ano; beber chocolate quente voltou a ser socialmente correcto; já me abasteci com três pares novos de botas, dois pares de luvas e um casaco preto e a Natureza anda a exibir as suas skills de Photoshop e a mostrar quem é que manda nisto tudo.



Olá!