Pré-aviso: não quero desanimar ninguém mas ao mesmo tempo perguntam-me bastantes vezes se é fácil arranjar casa em Estocolmo e eu não vos vou mentir porque não quero que ninguém venha ao engano. Eu gosto muito de Estocolmo. É uma cidade muito bonita, tem os melhores transportes públicos do mundo e as condições de trabalho (na Suécia no geral) são do melhor. A Suécia é o país ideal para criar filhos, é o país ideal para quem gosta de decoração de interiores e minimalismo e roupa preta, para quem gosta de falar de exercício e de participar em corridas, para quem gosta de cerveja artesanal e de churrascos no parque, para quem gosta de fazer compras online, para quem gosta de celebrar o Festival da Canção (Melodifestivalen ou Mello para os amigos), para quem gosta de ir a concertos de pequenas bandas independentes, para quem gosta de bares hipster e de pubs irlandeses, para quem gosta de tatuagens e empresas de IT, para quem gosta de ver homens com cães pequeninos e a empurrar carrinhos de bebé com um latte take-away na mão, para vegetarianos, para quem gosta de comida internacional, de pizza de kebab e de massa com ketchup e até para quem gosta de andar na água, literalmente.
Estocolmo tem as suas qualidades mas o mercado imobiliário não é uma delas e quem quiser dar o salto e mudar para cá deve vir prevenido. Começando pelo início:
| Eu a andar no lago gelado |
É difícil encontrar casas e apartamentos de aluguer em Estocolmo. Tanto, que empresas como o Spotify ameaçaram o governo que se a situação não mudar, as instalações da empresa serão mudadas para outros países. Tudo porque os funcionários não encontram sítio onde morar.
Há apartamentos para alugar mas a renda é muito cara. Fiz um estudo de mercado apenas para vocês e trago exemplos: a renda de um T0 de 23 m2 numa área boa mas não central (Sundbyberg, a 13 minutos de metro do T-Centralen) fica por volta dos 1 000 €. Por 550-600 € aluga-se um quarto na mesma área. Se for numa área mais popular, por exemplo Södermalm, a renda de um T0 pode ficar pelos 1 500 € e não é raro ver quartos a 800 €. Já numa cidade mais pequena como Eskilstuna encontram-se T2 por 850-900 €, o que é uma pechincha por comparação. Pormenor importante: por um motivo que desconheço, os Suecos "contam" a sala-de-estar como sendo um quarto. Por isso quando um Sueco vos diz que o apartamento tem "dois quartos", isso significa que o apartamento apenas tem um quarto de dormir. Se vos diz que tem "um quarto", significa que se trata de um T0.
E como se os preços não desanimassem o suficiente, muitos inquilinos requerem o pagamento de um depósito correspondente a um ou dois meses de renda e a maioria das ofertas de aluguer são a curto-prazo, ou seja, por um par de meses ou meio-ano enquanto o inquilino vai de viagem ou experimenta viver com o(a) namorado(a). Há um termo para isto: provbo med sambo. Como é tão difícil arranjar imóveis para alugar, muitas pessoas não se atrevem a abrir mão do seu imóvel e optam por alugar em segunda mão enquanto experimentam a vida a dois com o(a) amado(a). E depois há os loucos que andam por aí. Sem exageros - já vi um anúncio onde um casal procurava alugar um "quarto sem W.C. mas o ideal será alugar a uma pessoa que possa tomar duche no ginásio". E tenho uma amiga que foi burlada e pagou 1 500 € pelo depósito de um apartamento, que nunca mais recuperou.
Pois. O melhor é mesmo investir e comprar, se houver capital. Em Estocolmo tem sido um negócio muitíssimo rentável, até recentemente porque os preços dos imóveis estagnaram e em alguns casos baixaram um pouco. Mas por lei 15% do valor da casa (o chamado kontantinsats) tem de ser pago a pronto, ou seja, sem recorrer a crédito. Digamos que encontras um T1 de 53 m2 numa área boa (Nacka) mas a certa distância do centro por 378 422 €. Terás de pagar 56 763 € a pronto, sem recorrer a crédito.
Para pôr as coisas em perspectiva, uma pessoa que tenha um salário líquido não alto mas razoável de 2 300 € (cerca de 3 150 € brutos, dependendo do município de residência) e que consiga poupar 10 % do salário líquido por mês (230 € por mês) terá de poupar durante 247 meses, ou seja, durante quase 21 anos, para poder pagar o kontantinsats de um T1 em Nacka. Não está fácil.
Vendo pelo lado positivo: aqui os imóveis de aluguer vêm com electrodomésticos (frigorífico etc.), incluídos, e as casas costumam ser bem quentinhas, mesmo quando fazem -10 graus lá fora.
Links úteis:
Blocket para procurar imóveis para alugar (é o OLX Sueco)
Hemnet para procurar imóveis para comprar



